Aproveite o Tempo de Máscara para Cuidar do Melasma
Melasma é uma mancha que afeta os rostos de mulheres jovens e morenas. É uma mudança crónica e não contagiosa que compromete muito a autoestima.
Hoje, há várias descobertas interessantes sobre esta hiperpigmentação. Uma é que a pele com melasma é uma pele muito mais velha do que a pele sem melasma. A localização mais comum do melasma é na região central do rosto, especialmente nas bochechas. A máscara, que agora é obrigatória devido ao Covid-19, cobre esta região do rosto e protege a pele da radiação solar. As luzes emitidas pelo sol são provocantes do melasma.
Existem três tipos de radiação que são considerados importantes: radiação UVA, UVB e luz visível:
- A luz UVA é a que afeta células, vasos, glândulas e fibras de colagénio, sendo responsável pelo fotoenvelhecimento.
- A luz UVB é uma que deixa a pele vermelha e causa cancro da pele.
- A luz visível, que representa 40% da luz solar, é culpada por manchar a pele. É atraído pela melanina e causa um maior escurecer na pele que já está manchada. A luz visível emitida por telemóveis e computadores também contribui para o agravamento das manchas de melasma.
O protetor solar, para proteger as peles com melasma, deve ter bloqueio para UVA, UVB e também para luz visível. Não existe um protetor solar específico que neutralize esta luz, portanto, pigmentos como o óxido de ferro e outros conseguirão a sua proteção.
As máscaras também ajudam a proteger a pele de todos os tipos de radiação do sol, incluindo a luz visível. A cor e os tecidos mais escuros e fechados promoverão uma maior proteção.
Além da máscara, os tratamentos prescritos pelo médico para a pele manchada devem continuar a ser utilizados, e o protetor solar específico para cada pele não deve ser interrompido. Felizmente, neste caso, a máscara facial também contribuirá para a proteção da pele e melhoria das manchas.
Além do protetor solar, optar por barreiras físicas é a melhor opção para proteger contra os raios solares. Chapéus e viseiras são essenciais para quem pratica atividades ao ar livre, seja na praia, piscina ou desportos ao ar livre.
Mas não adianta proteger o rosto e negligenciar o corpo: o melasma pode ser ativado pela exposição solar corporal, mesmo que o rosto esteja devidamente protegido. Por um mecanismo inflamatório e libertação de citocinas na corrente sanguínea, o sol no corpo pode piorar as manchas do rosto.
Portanto, também use roupas protegidas por UV e aplique generosamente o protetor solar em todo o corpo. Na Pharma Scalabis pode encontrar vários protetores solares e outros dermocosméticos de alta qualidade para ajudar nesse processo.
Aproveite que a temporada de calor está se aproximando e confira as nossas ofertas e siga o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar a cargo das novidades! Se gostou deste conteúdo, também partilhe com quem possa estar interessado!