Caspa: causas, tratamentos e hábitos que contribuem para agravá-la
Caspa é um problema muito comum entre as pessoas. A formação de cones brancos e descamas que podem causar bastante comichão no couro cabeludo, é um dos principais sintomas da dermatite seborreica, nome dermatológico da caspa que acaba afetando diretamente o bem-estar e a saúde de todos os que apresentam a patologia.
Caspa não é nada mais do que o nome popular que damos à imagem da dermatite seborreica no couro cabeludo — uma inflamação acompanhada de desfoque branco e, por vezes, um pouco amarelado que pode causar muita comichão, manchas vermelhas, irritação e feridas.
Mas como podemos tratar este problema? Há uma cura para a caspa? Como é que estas descamações surgem? Nós na Pharma Scalabis responderemos a todas estas perguntas. Se tem caspa e quer controlar estes incómodos, veio ao lugar certo!
Entenda o que causa a caspa
Também conhecida como dermatite seborreica ou eczema seborreico, a caspa é uma patologia crónica comum considerada de pouca gravidade. Caspa não é contagiosa, nem um sinal de falta de higiene. Sabe-se que a caspa aparece geralmente em áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Assim, o óleo produzido na região cria um ambiente propício ao desenvolvimento da doença, permitindo a proliferação do fungo Malassezia sp., que provoca comichão, vermelhidão e descamação da área.
A caspa pode aparecer em qualquer estação do ano?
A dermatite seborreica geralmente piora durante o inverno devido ao tempo frio e seco. Com a maior frequência de banhos longos com água quente, é mais fácil aparecer a doença. Mas a condição também pode piorar com o stress, períodos de fadiga, alimentação muito gordurosa e, em algumas pessoas, com ingestão de álcool e consumo de cigarros.
Saiba se caspa tem cura e quais são os tratamentos existentes
A caspa não tem cura, mas tem controlo e pode melhorar ou piorar de acordo com os hábitos do dia a dia. E para tratar o problema, o primeiro passo é consultar um especialista para entender as necessidades da sua pele. O uso de champôs específicos, corticosteroides tópicos ou orais, imunomoduladores tópicos, probióticos orais e medicamentos derivados do ácido retinoico pode ser de grande ajuda.