Como prevenir a queda de cabelo
A chegada do outono não traz só consigo a queda das folhas. O processo natural de renovação capilar faz com que todos os dias percamos entre 50 a 100 fios de cabelo. Mas é no outono que se verifica o aumento anormal da queda de cabelo. Um estudo recente indica que cerca de 70% das pessoas são afetadas por este fenómeno conhecido por queda de cabelo sazonal.
Queda de Cabelo Sazonal
Durante o verão, o cabelo e o couro cabeludo são alvo de várias agressões provocadas pela água salgada, piscina, excesso de exposição solar e lavagens mais frequentes do que o normal. Estes fatores conduzem naturalmente ao enfraquecimento da raiz e à perda de qualidade dos fios. Por outro lado o ciclo do cabelo está sincronizado com as estações do ano. Quando entramos na primavera o nosso organismo tende a acelerar o crescimento do cabelo para proteger o couro da exposição solar mais intensa. No outono acontece o processo inverso. Os fios que sofreram mais agressões durante a estação anterior e que se encontram mais danificados acabam por cair. Trata-se do processo natural de renovação capilar. Segundo a American Academy of Dermatology, uma pessoa adulta tem entre 90 mil e 140 mil fios de cabelo. Por cada fio que cai por dia, nasce outro exatamente no mesmo folículo capilar.
Nas mulheres, principalmente aquelas que têm o cabelo mais comprido, a queda sazonal de cabelo pode espelhar também uma perda de volume, densidade e enfraquecimento dos fios. Este fenómeno intensifica-se com o avançar da idade.
Como prevenir?
Com certeza que já se deparou inúmeras vezes com a escova cheia de cabelos depois de se pentear, ou com os dedos repletos de fios assim que passa a mão pela cabeça. Não se preocupe, é normal! Para além dos processos fisiológicos existem algumas causas que podem estar na origem da queda de cabelo. O stress, a poluição ambiental e a utilização de cosméticos impróprios são algumas delas. No entanto, existem alguns hábitos que deve manter diariamente para ter um cabelo saudável e nutrido e consequentemente para prevenir a sua queda em grandes quantidades:
- Manter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e sais minerais como ferro, zinco, proteínas e vitamina B12 que ajuda a fortalecer o cabelo;
- Praticar regularmente exercício físico;
- Evitar situações de stress e de tensão no dia-a-dia;
- Utilizar produtos adaptados às características particulares do seu cabelo;
- Utilizar champôs desenvolvidos especificamente para restaurar o crescimento, aumentar a densidade e a resistência e fortalecer os fios e o couro cabeludo;
- Manter uma boa manutenção capilar;
- Evitar as escovagens demasiado intensivas;
- Evitar penteados que puxem ou façam muita pressão na linha do cabelo, tais como rabos de cavalo apertados, coques no cimo da cabeça ou tranças;
- Hidratar e nutrir o cabelo com regularidade;
- Moderar o uso de tintas e permanentes.
Em casos mais graves, estes cuidados podem não ser suficientes. Consultar um médico especialista da área ou recorrer a alguns cuidados capilares disponíveis no mercado podem ser duas das soluções para recuperar a saúde do seu cabelo. Abaixo apresentamos alguns produtos que prometem fazer frente à queda de cabelo.