Os portugueses têm falta de vitamina D
É conhecido que a vitamina D é um dos nutrientes mais importantes, apresentando inúmeros benefícios para a saúde. Contudo, estudos recentes demonstram que os portugueses têm níveis muito baixos de vitamina D no organismo.
Sendo o sol a fonte natural mais rica em vitamina D é surpreendente que tantas pessoas em Portugal, sendo um dos países mais ensolarados da Europa, apresentem deficiência nesta vitamina. No entanto, um estudo realizado pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) comprova que cerca de 65% da população portuguesa apresenta baixos níveis de vitamina D no organismo.
Afecta a geração mais nova
O problema da deficiência em vitamina D já começa a ser generalizado entre as gerações mais novas. Um estudo mais recente demonstra que cerca de metade das crianças e jovens na região do Porto têm baixos níveis de vitamina D, um problema que se não for resolvido pode resultar em diversos problemas de saúde para as gerações futuras.
Importante para o sistema imunitário
A vitamina D é provavelmente o tema mais falado sobre saúde nos meios de comunicação social, nos últimos anos, o que faz todo o sentido se olharmos para os benefícios que esta vitamina tem para a saúde. Inicialmente pensava-se que os benefícios eram apenas ao nível da saúde óssea, contudo, estudos recentes demonstraram que os benefícios são mais abrangentes, desempenhando um papel importante em todas as funções do organismo, incluindo sistema imunitário, função muscular, saúde mental, entre outros.
Pouca exposição solar
Nós temos os chamados receptores de vitamina D em praticamente todos os nossos tecidos, o que demonstra claramente a importância desta vitamina. Uma vez que através dos alimentos (essencialmente peixes oleosos) apenas conseguimos ingerir quantidades mínimas de vitamina D, a exposição solar é a melhor forma de obter as quantidades necessárias. No entanto, são muitas as pessoas que passam a maioria do tempo em ambientes fechados, não apanhando sol suficiente e, nos casos em que estão expostos ao sol, normalmente, utilizam protecção solar que bloqueia a síntese de vitamina D na pele.
A vitamina D é fundamental porque:
- mantém ossos e dentes mais fortes e saudáveis
- mantém bom funcionamento do sistema imunitário
- apoia a função muscular
- previne a diabetes
- pode reduzir o risco de certas formas de cancro
- pode reduzir o risco de esclerose múltipla
A melhor fonte de vitamina D é o sol, contudo, apesar de Portugal ter bastante luz solar ao longo de todo o ano, estudos recentes comprovam que não é suficiente.